AUMENTO ABUSIVO DE PLANO DE SAÚDE – O que você precisa saber?

A situação não está fácil para ninguém e saúde está entre as coisas mais importantes. Mas como ficar seguro, com os aumentos dos planos de saúde?. E esses aumentos são abusivos, em sua grande maioria.

Se você ainda não me conhece, sou EDUARDO ALMEIDA, advogado especialista em ações contra plano de saúde. Eu defendo o seu direito, para você continuar usando seu plano de saúde.

Quer saber mais sobre reajustes de planos de saúde, vem comigo!!!

Primeiro, você precisa identificar qual é o seu plano de saúde. Calma, vou explicar!!! Esse plano é individual ou coletivo. Faço essa distinção para que você saiba que os índices são aplicados de forma diferente a depender da contratação. Se o plano é individual, ele vai seguir os índices regulados pela ANS, que todo ano estipula o percentual.

Já se o seu plano é coletivo por adesão ou empresarial, aí não tem índice definido pela ANS, nesse caso a operadora de plano de saúde, é que determina quais os percentuais de acordo com os custos para a manutenção do plano. E aí, você já percebeu que os aumentos vão lá para as alturas.

Através de uma análise dos percentuais aplicados, o advogado especialista em plano de saúde, vai verificar se o reajuste foi abusivo.

TIPOS DE REAJUSTES DOS PLANOS DE SAÚDE

reajuste anual – pode ocorrer reajuste anual abusivo nos planos coletivos por adesão e no plano empresarial. Tais reajustes anuais nos planos coletivos por adesão e no plano coletivo empresarial costumam ser muito altos, muito acima daqueles estabelecidos pela ANS. Sempre que o plano for empresarial ou coletivo por adesão (tal como os da Qualicorp), há possibilidade de rever tais aumentos;

reajuste por mudança de faixa etária, sendo que este reajuste pode ocorrer em qualquer tipo de contrato. Estes reajustes costumam ocorrer na data de aniversário do beneficiário e atualmente ocorrem em faixas etárias como os 59 anos, por exemplo. Também, em planos de saúde antigos, pode haver reajuste abusivo aos 56 anos, 60 anos, 61 anos, 66 anos etc.

 Eu tenho algo a lhe informar, independente da forma, ou seja, reajuste anual ou por faixa etária, nosso escritório especializado em ações contra planos de saúde, tem estratégias para afastar o reajuste abusivo, diminuindo o valor da mensalidade do plano de saúde, e mais, com a possibilidade de devolução do que foi pago.

Respondendo algumas perguntas que nos chegam, muitos querem saber: Quais os documentos necessários para a avaliação da abusividade das mensalidades, e comigo você não fica sem resposta:

– Contrato de Plano de Saúde

– Extratos de Pagamentos da mensalidades

Finalizando, discutir o aumento da mensalidade do seu plano de saúde é um direito garantido. Não deixe de procurar um advogado especializado em ações contra plano de saúde.

Eduardo Almeida

Advogado Especializado em Ações Contra Planos de Saúde

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *